12/07/1978 - Jornal do Brasil – Empresário critica reserva de mercado e pede competição
Luiz Biagi, economista e vice-presidente executivo da Zanini S.A Equipamentos pesados, afirmou que a resolução n° 9 retira o poder de competitividade que é contrário aos mecanismos de livre mercado. “Vivemos no Brasil de hoje, um capitalismo de Estado e por isso é necessário que se inicie no País, rapidamente, um processo de privatização da economia, incluindo empresas estatais em áreas que não podem ser ocupadas. Não importa que o processo de privatização seja em longo prazo. Entendo, dentro desse princípio, que a indústria de bens de capital deve viver sem a reserva de mercado, para contribuir efetivamente nesse processo de privatização”, afirmou Biagi. O empresário declarou-se ainda contra a reserva de mercado no país para a indústria de bens de capital, “que serve apenas para encobrir a ineficiência, deve participar do mercado quem tem condições e capacidade. O paternalismo estatal encobre muita ineficiência e permite a corrupção e distorções paralelas” na opinião do empresário deve-se reformular por completo essa situação.
Para Luiz Biagi a resolução n° 9, tem essa falha no item 6-b colocada pelos empresários que defendem a reserva de mercado. “Isso foi o que realmente aconteceu, pois o Governo permitiu a participação deles na elaboração do documento” afirma Biagi.
O empresário concluiu dizendo ser favorável a uma reformulação nos incentivos fiscais, “de modo a não permitir um maior distanciamento entre o Sul e o Norte do país.” Na opinião do empresário os incentivos fiscais devem ser localizados em municípios, para que ocorra uma melhor distribuição de renda.